História

slide_peixoto_gonçalves-660x330

Com 110 anos de tradição no mercado têxtil, a Peixoto Gonçalves produz brins, panamás, tricolines, percais e flanelas atendendo as áreas de moda, profissionais e tecidos técnicos. Busca a excelência em seu atendimento através de constantes investimentos em seu parque fabril e em sua equipe técnica.

Ao longo de sua história vem desempenhando importante papel social no desenvolvimento da região do baixo São Francisco, superando crises e dificuldades, contudo, sem se afastar do compromisso com a melhoria da qualidade de vida daqueles que fazem parte da empresa e do seu entorno, mantendo um conjunto residencial com 260 casas, estruturado com clubes sociais, estádio de futebol, igreja, posto de saúde, creche e escola com classes do jardim de infância até a 4ª série do ensino fundamental aberta a toda comunidade. A Peixoto Gonçalves mantém convênios com médicos, dentistas, clínicas, hospitais e farmácias para atendimento aos funcionários e familiares. No campo do incentivo profissional, estabelece prêmios mensais ao bom desempenho e distribui também parcela do lucro no final de cada exercício.

Visando proporcionar aos seus funcionários um crescimento pessoal e profissional através da educação e do conhecimento, o Programa de Educação do Trabalhador, implantado em 2001, proporcionou a eliminação do analfabetismo dentro da empresa e significativo melhoramento de escolaridade nos níveis fundamental, médio e superior. Além disso, abertos a toda população da região, a Peixoto Gonçalves em parceria com o Sistema S oferece diversos outros cursos educativos e profissionais.

Preocupada e compromissada em preservar o meio ambiente, a empresa desenvolveu um eficiente sistema de coleta seletiva de lixo e de tratamento de efluentes que trabalha os resíduos químicos da fábrica e dejetos antes de serem expelidos à natureza. São mantidos também uma grande área de floresta renovável para geração de vapor e uma reserva florestal de grande biodiversidade, considerada uma das maiores do estado.

Em 2006 e 2008, a empresa foi vencedora no estado de Sergipe do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT) na categoria de média empresa. O prêmio é o reconhecimento público do esforço das empresas na adoção das melhores práticas de gestão de pessoas e de medidas que elevem a qualidade de vida do trabalhador.

Todas essas ações demonstram a grande preocupação de um crescimento sustentável, de respeito com a sociedade e com o meio ambiente.